Aula de Muay Thai com o jogo Pega Pregador

Felipe Araújo – Professor do “Esporte que transforma” em Pilar – AL

Descrição do Jogo:

Em duplas os alunos ficarão um em frente ao outro. Irão usar os golpes jab, direto e cruzado para pegar os pregadores que estão pregados na camisa de cada um, como também devem se defender utilizando a movimentação para evitar que seu oponente consiga pegar os pregadores. Vence o jogo aquele que conseguir pegar todos os pregadores do seu adversário. Ao fim de cada combate, o aluno deverá trocar de dupla.

Utilizamos o sistema PROTEGE em que consideramos as pessoas, recursos, organização de regras, tempo, espaço, gestos e variações para desenvolver a aula. Os professores estimulam a participação dos alunos através de perguntas que os induzem a pensarem em variações possíveis para melhorar o jogo e garantir a participação de todos.

Pessoas: o jogo começou em duplas, depois trio e equipe.

Recursos: pregadores de roupas e tatame. Para proteção dos seios das alunas poderão ser usados coletes de taekwondo e como pregador poderão ser utilizados fitas pregadas por fita crepe. Giz para desenhar os círculos no chão.

Organização de Regras: se movimentar em círculo; usar somente uma das mãos; segurar a mão do adversário; na utilização das fitas, poderá ser usada em diversas cores que tenham pontuações diferentes, ao fim do tempo dos combates soma-se os pontos.

Tempo: combate de 1 minuto; para ficar mais dinâmico foi reduzido o tempo para 30 segundos; o tempo ficou livre, o combate finalizava quando um dos adversários conseguia retirar todos os pregadores.

Espaço: além da utilização do tatame, poderá ser desenhado com giz diversos círculos para que os combates aconteçam dentro desse espaço, delimitando o espaço para a movimentação, se o aluno ultrapassar o espaço, perde um pregador.

Gestos: golpes do Muay Thai: jab, direto e cruzado, movimentação e base.

Estruturar funções: acrescentar alunos como árbitros para pontuarem os combates; os alunos que pegaram e guardaram os materiais; os alunos montaram o tatame; os alunos desenharam os círculos.

 

Obs: Conseguimos proporcionar o protagonismo dos alunos com as variações sugeridas por eles, estimulando assim a participação e a valorização do aluno e de sua opinião frente aos aspectos da aula, além de aprender a base, movimentação e os golpes do muay thai e a disciplina e concentração exigidos durante a aula.

 

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