Quem somos

O Consolador – Casa dos Amarelinhos é uma Organização Não-Governamental da sociedade civil, de utilidade pública Federal, Estadual e Municipal, sem fins lucrativos, com sede Maceió (AL), desde 1941. Suas ações são pautadas no cumprimento da Política Nacional dos Direitos Humanos, no que se refere à promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Devidamente registrado nos Conselhos Municipais de Assistência Social, da Criança e do Adolescente, O Consolador executa ações que buscam alcançar diversas áreas sociais através da atuação de uma equipe formada por educadores, coordenadores e de apoio administrativo e serviços. Os voluntários também podem ajudar à equipe durante a realização das estratégias sistêmicas e multidisciplinares.

O foco institucional é a criança, o adolescente e o jovem em situação de risco, com renda familiar per capta considerada abaixo da linha de pobreza, inclusive pessoas com deficiência. As ações envolvem proteção e educação de qualidade, com ênfase nos direitos preconizados pelo ECA; também enfatiza o desenvolvimento dos conhecimentos, fazeres, valores e habilidades exigidas na vida cotidiana privada e pública, com atividades de apoio escolar (oficinas de alfabetização, leitura, escrita e lógico-matemática, educação ambiental), culturais, esportivas, qualificações e formações profissionais, protagonismos juvenis e de inclusão digital.

Ao longo da história, O Consolador já colaborou com a formação de mais de 30 mil pessoas. A Casa foi criada pelo casal Pedrosa e Elizalva no intuito de proporcionar um ambiente de amor e cidadania; atrelada ao esporte, educação e qualificação profissional.

Os  “Amarelinhos”, como são conhecidos, frequentam à ONG em horários contrários ao da escola desde a 1ª infância. Eles participam de atividades lúdicas e pedagógicas que visam o progresso no rendimento escolar. As aulas acontecem sempre na Casa dos Amarelinhos, situada na avenida Amazonas, 425, bairro Prado; onde participam de oficinas de música, leitura, informática e alfabetização, esportes, oficinas de jogos e brincadeiras, alimentação e atendimento odontológico. Suas famílias também são beneficiárias de ações promovidas pela Casa, entre elas, as de fortalecimento de vínculos, visitas domiciliares e de assistência social.

Em 1997, após o falecimento do casal fundador, uma das crianças acolhidas quando tinha dois anos de idade passou a ser a cuidadora da casa. Desde então, Ana Fragoso vem estabelecendo uma rede de ações, através de parceiros públicos e privados, que sonham com um futuro melhor e a esperança que cada vez mais, crianças e jovens sejam atendidos pela organização, tendo suas realidades modificadas de forma positiva. 

Missão

Promover ações que oportunizem o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens em situação de risco, tendo como meta o trabalho sócio-educativo, a erradicação do trabalho infantil, a integração com a família e a comunidade, mobilizando-os para a possibilidade do desenvolvimento sustentável.

Visão

O princípio é amor ao próximo, as crianças e ao meio. Por ele buscamos o desenvolvimento humano correlacionando múltiplas aprendizagens, respeitando as diversidades, oportunizando o brincar e construindo afetos. A relação é de troca e dinâmica, ao mesmo tempo, que ensinamos aprendemos com eles.

“Compreender a realidade dos meninos, olhar não só para o que eles não sabem o que não tem ou apenas o que dizem, mas sim olhar para o que eles sabem, suas experiências, histórias e vivências e ver o grande potencial que trazem consigo, foi o ponta pé inicial para irmos traçando os objetivos e as estratégias que norteiam o dia a dia do Consolador. Com esse olhar, nosso menino agora é um cidadão.”

– Tia Ana

O que fazemos?

As nossas ações têm como premissa oportunizar a participação de todos, em atividades que sejam prazerosas, educativas e protagonizadas coletivamente através dos núcleos de atividades, como a:

1 – Educação pelo Esporte: através do Esporte Educacional, realizamos as modalidades de: natação, karatê, boxe, jiu-jits, muay thay e capoeira;

2 – Apoio Pedagógico: ajuda as crianças a superar as dificuldades de aprendizagem com aulas de português, matemática, contação de histórias, leitura, interpretação de texto e alfabetização digital;

3 – Alimentação: educa às crianças e às famílias a adotarem hábitos saudáveis e simples, além do fornecimento de lanches e refeições, reduzindo o índice de baixa nutrição presente no público atendido.

4 – Atendimento Odontológico: realizamos a promoção e educação da saúde bucal e tratamento de problemas bucais e dentários.

5 – Oficinas de Cidadania: promover a convivência, visa também preparar crianças e adolescentes para o exercício de sua cidadania por meio da participação social, assegurando dessa forma o desenvolvimento do seu protagonismo e da sua autonomia.

Para os jovens, a educação para o trabalho, oficinas de protagonismo e empreendedorismo juvenil, inserindo-os no mercado de trabalho. São oferecidos cursos de: informática iniciante e avançado, primeiro emprego em caráter permanente e outros a depender das parcerias estabelecidas. Outro passo, e ao mesmo tempo um desafio constante, é estabelecer um vínculo de confiança, afeto e apoio mútuo com as famílias na realização dessa proposta de desenvolvimento integral da pessoa, no sentido de fortalecer a família também.

Com as famílias, idosos e a comunidade, são realizados cursos profissionalizantes, oficinas de convivência comunitária, palestras, rodas de conversas, atendimento odontológico; reabilitação e atua no trabalho de prevenção e doenças ocupacionais; doação de cestas nutricionais, móveis, vestuário e outros; atividades esportivas e de lazer.