Raptar tesouro – Lucas Nonato

Professor: Lucas Nonato Dos Santos Luna                                Município: Teotônio Vilela/CRE/AL

ESCOLA: Escola Municipal De Educação Básica Vera Lúcia da Silva

Nome do Jogo: Raptar tesouros                                                  Modalidade: Atletismo

 O JOGO: Dividir a turma em três equipes com número de alunos iguais, (neste caso verde, laranja e azul). Cada equipe estará situada dentro da área de goleiro na quadra esportiva, dentro da área, estarão vários cones/pratos que será denominada de tesouros, cada equipe tem um número de tesouros iguais (25 objetos). Ao sinal do professor, os alunos terá 60 segundos para raptar os tesouros da equipe adversária, terminando os 60 segundos, vence a equipe que coletar mais tesouros da outra. A equipe perdedora dará espaço para a azul que está fora.

Variações: Dividir a turma em três equipes com número de alunos iguais, (neste caso verde, laranja e azul). Cada equipe estará situada dentro da área de goleiro na quadra esportiva, dentro da área, estarão vários cones/pratos que será denominada de tesouros, cada equipe tem um número de tesouros iguais (25 objetos). Ao sinal do professor, os alunos terão 60 segundos para raptar os tesouros da equipe adversária, sendo que as equipes serão formadas por duplas (um aluno com uma venda nos olhos e outro que o guiará durante o percurso). terminando os 60 segundos, vence a equipe que coletar mais tesouros da outra. A equipe perdedora dará espaço para a azul que está fora.

Variações: Foram feitas mudanças utilizando o SISTEMA PROTEGE.

            Pessoas: De acordo com o quantitativo de alunos, poderíamos colocar o jogo individual, em dupla, trio, quarteto, quinteto, sexteto e assim por diante, favorecendo a participação ativa;

            Recursos: Quadra esportiva ou campo, cones/pratos ou outros objetos mais leves, vendas que foram utilizadas na variação.

            Organizações de regras: Modificar a pontuação e a posição dos cones/pratos;

            Tempo: 60 segundos para cada partida.

            Espaço: Diminuir a distância entre as traves e/ou dividir a quadra em duas ou mais espaços fazendo adaptações nos materiais.

            Gestos: Os alunos realizaram, corrida com alta intensidade, parada brusca, agachamento, e lançamento.

            Estruturar Funções: Tem alunos que não querem participar das atividades propostas pelo professor, então o professor pode pedir ajudar a estes alunos.

O que está em “JOGO” neste jogo:

Domínio Cognitivo: Compreender que o alunos tem que ir na área adversária e voltar com o tesouro do adversário.

Domínio Psicomotor: Executar suas capacidades físicas: Velocidade, flexibilidade, resistência, equilíbrio.

Domínio Socioafetivo: Os alunos poderão incentivar os colegas de equipe caso estejam cansados.