Agarra ou Esquiva – Anderson Alves da Silva

 

Modalidade: Dodgeball

Nome Jogo: Agarra ou Esquiva

Turma: 6º Ano Professor (a): Anderson Alves da Silva     Teotônio Vilela – AL

Escola: Dom Avelar Brandão Vilela

Conteúdo: Fundamentos básicos do Dodgeball: agarrar e desviar

Material: Bolas de iniciação nº 12, cones, espaço aberto amplo.

Faixa etária: 10 a 12 anos

 

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM/OBJETIVOS:

Conceitual: Conhecer os fundamentos de esquiva e agarre no Dodgeball.

Procedimental: Executar arremessos a longa distância e tentativas de agarre de bolas adversárias.

Atitudinal: Respeitar regras, as dimensões de espaço e variações do jogo.

 

DESCRIÇÃO DO JOGO:

O jogo consiste em dividir duas equipes, podendo usar as dimensões de uma quadra de vôlei como referência. Cada equipe irá tentar acertar alguém do time adversário para que esse seja queimado e saia do jogo. Se alguém agarrar/encaixar a bola do time adversário, o jogador que arremessou será eliminado. A equipe que conseguir queimar/eliminar todos os adversários primeiro será a equipe vencedora.

 

DESCRIÇÃO DA AULA:

Passo 1: Realizar arremessos de pequena, média e longa distância em duplas.

Passo 2: Realizar arremessos após deslocamentos de pequena, média e longa distância.

Passo 3: Realizar arremessos de longas distâncias, porem com apenas uma bola, já com as equipes divididas, com o objetivo de não deixar a bola cair no seu campo adversário.

Passo 4: Realizar o Agarra ou desvia

Como foi feito? (Como o jogo foi aplicado na aula)

Foi realizada uma roda de conversa antes do jogo principal, onde deve foi explicado que o objetivo principal desse jogo não era queimar os adversários, mas sim, desenvolver os fundamentos de desviar e agarrar. Após, o jogo foi aplicado e realizado com sucesso, foram realizadas algumas intervenções com dicas para as equipes, que elas poderiam revezar quem ficava pra atacar ou defender, e no fim, o jogo deu muito certo.

 

SUGESTÕES DE VARIAÇÃO

 

Pessoas Realizar o jogo com duplas, trios, até finalizar com todos da turma. Mesclar meninos e meninas ou somente meninos contra meninas.

 

Recursos Realizar o jogo com duas bolas ou três ao mesmo tempo.

 

Organização de Regras Aquele que agarrar a bola e tiver um de sua equipe eliminado,

este eliminado retornará ao jogo, inserindo assim uma regra direta do Dodgeball.

 

Tempo Realizar o jogo com limites de tempo rápidos, 2 min, 3 min…

 

Espaço Reduzir os espaços pra deixar o jogo mais rápido.

 

Gesto Realizar os arremessos com a mão que possui menos potência, mudar posturas de agarre (agachado, passada pra trás).

 

Estruturar Funções Dividir a equipe em defesa e ataque.

 

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE (INDICADORES/ INSTRUMENTO):

 

Indicadores: a realização dos movimentos de defesa  nas posturas adequadas, a postura da equipe com e sem a bola, o cumprimento das regras dentro das variações.

Instrumentos: observação de progresso, onde da pra perceber através de o quão longe o aluno conseguia arremessar a bola no início da aula até o final do jogo, criação de rodas de estratégias para saber que tipo de jogadas eles poderiam criar durante o jogo pra obter vantagens.

Por que deu certo?

 

Deu certo porquê eles se sentiram animados com a possibilidade do jogo continuar por um bom tempo, eles sabiam que podiam voltar a qualquer instante por causa que se agarrasse a bola, o jogador eliminado voltaria a quadra. Isso animou eles bastante, além do fato de ser um jogo competitivo.

 

Que diferença fez?

 

Eles se sentiram mais aguerridos, e com a possibilidade de volta pra quadra, percebi que eles arriscavam mais as tentativas de agarrar a bola.

 

O que aprendemos?

 

Aprendi que é fundamental criar situações problemas para os alunos se adaptarem e criarem suas próprias ideias de como superar os desafios, que são pontos que ajudam no desenvolvimento do aluno de forma ampla, não só motora, mas despertando um senso crítico a respeito das situações colocadas.