II Seminário Alagoano de Esporte Educacional contou com mais de 344 participantes envolvidos de 27 cidades alagoanas

O Projeto Esporte que Transforma realizou no final de março o II Seminário Alagoano de Esporte Educacional, o evento promoveu o debate entre profissionais e estudantes de Educação Física sobre as metodologias do Esporte Educacional no estado. O Seminário contou com uma expressiva quantidade de inscrições, foram mais de 344 participantes envolvidos que vieram de 27 cidades alagoanas.

Entre os convidados para as palestras, estiveram presentes grandes nomes da Educação Física nacional e alagoana, como os professores João Batista Freire, Adriano Rossetto e Pedro Balikian. Os principais temas abordados pelos palestrantes foram: Esporte Educacional e os 4 Pilares da Educação; Esporte Educacional: Pedagogia da Rua e Esporte Educacional: Formação Cidadã.

Para abrir as palestras o assistente social do Projeto, Felipe Leonardo, foi convidado a apresentar aos profissionais e estudantes de Educação Física a importância da Rede de Proteção à Criança e Adolescente. A Rede pode facilitar o trabalho mais amplo de todos os profissionais que atuam com alunos de até 18 anos.

Além dos debates os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar na prática as metodologias debatidas pelos palestrantes em oficinas práticas de Luta, Capoeira e Organização de Eventos.

Para os participantes foi um momento único para troca de conhecimentos e principalmente de experiências entre eles e os professores convidados. “Que ideia brilhante de colocar oficinas práticas, fica tão claro a metodologia na prática. Fazer a junção dos conhecimentos teóricos nas atividades”, Kátia dos Santos participante do município de Maravilha.

A oportunidade de poder perguntar as referências de conhecimento acadêmico e técnico sobre Educação física foi bastante comemorada pelos inscritos. “Parabéns pela escolha dos palestrantes e dos temas. Só o fato de estarem nos ouvindo e passando conhecimento mostra a importância dada ao público atendido”, comentou, Igor Rafael, inscrito do município de Paripueira.

O momento mais aguardado não poderia ser diferente: a palestra do professor João Batista Freire, referência nacional em Educação Física. João abordou o tema Esporte Educacional: Pedagogia da Rua. Na palestra, João trouxe a prática da atividade física do dia a dia para dentro da metodologia de ensino, buscando significar as atividades propostas pelos professores para as crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *