Professor: Marven Vieira da Silva Município: Maceió
Nome do jogo: Pega Pé Modalidade: Capoeira
O Jogo: Em duplas eles vão ginga e tentaram tocar no pé um do outro. Nisso eles vão marcando pontos que valeram 5 ou 10 pontos para quem conseguir tocar mais vezes no pé do colega. Com esse joguinho estaremos trabalhando a ginga que e a base fundamental da capoeira, agilidade e coordenação motora.
Variações: Foram feitas mudanças utilizando o SISTEMA PROTEGE.
Pessoas: De acordo com o quantitativo de alunos, poderíamos colocar o jogo em grupos, em dupla, trio, quarteto, favorecendo a participação ativa.
Recursos: Aumentar o número de pontos para serem tocados como cabeça ou ombro para favorecer a participação ativa e a possibilidade de sucesso.
Organizações de regras: Modificar a pontuação e os local de toques onde os alunos podem toca como cabeça, ombro ou costas.
Tempo: Determinar um tempo para que a equipe crie uma estratégia de ataque e/ou defesa para que não deixe o colega tocar e marca pontos.
Espaço: Diminuir o espaço onde eles estão para que eles não poça correr para longe e fique mais perto do parceiro.
Gestos: trabalhar a ginga e fazendo com que ele use o corpo todo
Estruturar Funções: Alguns alunos pode ficar como árbitro e olha quem marca mais pontos.
O que está em “JOGO” neste jogo:
Domínio Cognitivo: Conhecer suas habilidades.
Domínio Psicomotor: Efetuar bem o fundamento da ginga na capoeira.
Domínio Psicomotor: Identificar a importância do jogo dois a dois na capoeira.