Handebol- Jogo dos dez passes

Aldenio Junio Gama Santos– Professor de Educação Física no projeto “Esporte que Transforma” emPilar-AL. 

Proposta de jogo reduzido é bastante utilizada em diversos esportes coletivos, tem como objetivo estabelecer um entendimento prévio das regras e fundamentos básicos de vários esportes coletivos. Na aula em questão, os objetivos foram que por meio desta proposta fossem trabalhados alguns fundamentos do handebol, fundamentos como passe, recepção, deslocamento com ou sem bola foram amplamente explorados nesta dinâmica. 

A aula seguiu uma proposta metodológica que fez com que a dividíssemos  em 3 momentos, dos quais o primeiro foi voltado para que no início da atividade avaliássemos o entendimento prévio dos participantes sobre o handebol, e ao final quando buscou uma avaliação do entendimento que os alunos tiveram das atividades que foram desenvolvidas.

O espaço que foi utilizado para o jogo foi previamente demarcado com cones, um em cada metade da quadra com as dimensões respeitando a faixa etária dos participantes. Nesse momento as bolas de handebol e os bambolês que foram utilizados no decorrer das atividades também foram separados.

 

No momento inicial durante uma roda de conversa, os alunos expuseram suas experiências relacionadas ao handebol, tais experiências foram desde vivências anteriores, até jogos que eles relataram ter assistido pela televisão. Logo em seguida foi a feita descrição da atividade, após essa etapa, os alunos modificaram algumas regras e acrescentaram outras, mas sempre com intermédio dos professores para que a estrutura do jogo fosse mantida. A divisão dos alunos foi realizada de forma aleatória, tendo como único critério o respeito a faixa etária dos alunos. 

Dentro das mini quadras, os alunos divididos em duas equipes com 6 componentes, tinham o objetivo de trocar dez passes e sempre que o décimo passe era concluído (sem que a equipe perdesse a posse da bola ou a bola saísse do campo) a equipe somava um ponto ao placar. Entre as regras da atividade o aluno não poderia quicar a bola ou dar mais que 4 passos com a bola nas mãos. Em seguida, respeitando uma progressão, inserimos bambolês que correspondiam as traves do handebol e algumas regras foram modificadas, nestas regras o aluno teria que quicar a bola para se movimentar, ou dar no máximo três passos sem quicar a bola e só pontuavam ao acertar o bambolê depois de trocar os dez passes.

       

Os alunos apresentaram uma boa participação durante o jogo, onde em todo o momento passavam um feedback positivo sobre a atividade. Algumas intervenções dos professores foram necessárias para tirar algumas dúvidas, ou em conjunto com os alunos adaptar algumas regras.  

Ao fim da atividade uma roda de conversa final foi realizada para avaliar o nível de compreensão dos alunos sobre a atividade desenvolvidas e suas variações. Outra iniciativa tomada nesse momento foi o de reforçar comportamentos positivos apresentados pelos alunos, por meio de elogios a participação, e referências a momentos em que o respeito as regras e aos componentes do outro grupo ficaram claros.  

Participaram das atividades alunos com idade entre 8 e 15 anos, as divisões das equipes nas duas metades da quadra foi feita respeitando a idade dos participantes.