HAND-FUT-GOL

Isaac Davy – Professor do “Esporte que Transforma” em Pilar – Al

Descrição do jogo:

Dividimos a turma em duas equipes, Os alunos deverão trocar passes entre seus integrantes de time para que, quando chegarem próximo ao gol, tentem um gol de cabeça ou de vôlei. Sabendo que não pode correr com a bola sem quicar. Para chegar até o ataque os alunos deverão trocar passes, de no mínimo 8 passes antes de finalizar, a finalização deverá ser feita da seguinte forma, o aluno que esta com a bola irá jogar a bola para o colega de time, ele terá que cabeceia ou da um voleio antes da bola tocar ao chão, ao conseguir finalizar ele pontua 1 ponto para equipe, sem esquecer que não poderá finalizar dentro da área do goleiro apenas fora dela.

O objetivo do hand-fut é desenvolver entre os alunos passes, recepção do hand e a finalização do futsal. E fazer com que os alunos percebam a importância do trabalho em equipe “coletivo”.

Sugestões de Variações:

Pessoas: Dividimos em dois grupos de 7 alunos, podendo ser dividido de outra forma, irá depender da quantidade de alunos.

Recursos: Bolas de hand, futebol, futsal e basquete.

Organização Regras: Não poderia correr sem tocar a bola, teria que finalizar com cabeceio ou veleio e por ultimo finalizar apenas fora da área do goleiro.

Tempo: Foram dados 2 minutos para que os alunos tivessem autonomia e tomada de decisão para criar alguma jogada ensaiada.

Espaço: Distancia da finalização, podendo colocar para os alunos apenas jogar ocupando o espaço da quadra de vôlei.

Gesto: Movimentação corporal, arremessos, cabeceio e voleio.

Estruturar funções: Alguns alunos poder ser o arbitro do jogo, enquanto outros alunos podem anotar o placar.