Garrafobol

Marília Araújo Lira Jatobá – Professora de Educação Física no Projeto Esporte que Transforma em  São Miguel dos Campos-AL.

A aula iniciou com uma roda de conversa para explicar como seria executado o jogo, ao término da explicação os alunos se direcionaram para um cone de sua escolha já espalhado na quadra.

 

Quando os alunos já estiverem apostos em seus cones, a professora jogará uma bola e os alunos já começam a disputa para pega-la dando inicio ao jogo. Objetivo é pegar a bola e tentar derrubar o cone dos adversários e sem esquecer também de defender o seu cone, a medida que cada aluno derrubar o cone é somado ponto (gol) e reiniciando o jogo com a aluno que teve o cone derrubado.

 

Variações: Foi adicionado mais bolas e ao invés de somar pontos, os alunos que deixasse o cone cair seria queimado pegava seu cone e ficava na are de espera até reiniciar o jogo novamente. Outra variação foi feito duplas e cada dupla com um cone, eles trocavam passes e defendiam juntos seu cone. Outra variação foi quem deixasse o cone cair se juntaria ao aluno que derrubou e juntos buscariam mais companheiros para ajudar a conseguir derrubar os demais cones, ficando duplas, trios e ate grupos numa única partida. Outras variações é mexer no espaço aumentando ou diminuindo, mexer no tempo adicionando um tempo para o aluno, dupla ou grupo não ficar tanto tempo com a bola.