Rosemeyre Leticia da Silva, professora de natação pelo Projeto “Esporte que Transforma” em Maceió.
Nome do jogo: Montando palavras
Faixa etária: 7 a 10 anos
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM/OBJETIVOS
Conceitual: Identificar de forma correta o fundamento da pernada e braçada do crawl.
Procedimental: executar a pernada e braçada do crawl
Atitudinal: Respeitar as diferenças, entender o limite e as regras.
Descrição da aula:
Divididos em duas equipes, cada equipe tinha que escolher entre eles, os primeiros a montarem as primeiras letras das palavras, pontuam. As palavras selecionadas tinham como tema o nome do projeto. A forma de deslocamento escolhida foi o nado crawl, executando a braçada e a pernada, buscando 2 tampas de garrafa pet por vez e formar as palavras. Após as regras estabilidades, todos se posicionaram na borda, ao sinal todos saíram em buscas das tampas. O principal objetivo do jogo, foi propor de maneira lúdica um maior nível de deslocamento para aperfeiçoar o nado crawl.
Pessoas: cinco alunos por equipe, podendo variar em duplas, trios ou quartetos, de modo que atenta com o objetivo esperado pelo professor.
Recursos: 100 tampas de garrafa pet e 4 pranchas por equipe para montar os nomes em cima.
Organização de regras: os times ficaram responsáveis de crias as regras a parti de exemplos de situações que poderiam ocorrer, estimulado a autonomia e o respeito ao espaço do colega através das regras colocadas por eles. Algumas criadas durante o jogo: pegar mais de duas tampas, devolve a outra equipe, e se acontecer mais de duas vezes, o time é advertido verbalmente ou por 5 minutos sentado na borda; Não invadir o espaço do colega, através de empurrões e puxões dentro da agua.
Tempo: Foi estipulado uma contagem de 15 minutos para que concluíssem a montagem da palavra com as tampas.
Espaço: demarcado com cones e se caso o percurso estiver rápido para concluir podemos usar toda a extensão da piscina.
Gesto: para o objetivo da aula o nado crawl, foi utilizado, mas dependendo do objetivo do professor, a variação de fundamentos, também podem ser agregadas.
Estruturar funções: dois alunos são escolhidos, um de cada equipe, ficara responsável de montar as palavras e analisar como os colegas estão de acordo com os fundamentos do nado crawl e conduta.
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE/INSTRUMENTO/INDICADORES
Por que deu certo? A interação entre as equipes acontecia sem precisar ter intervenção do professor, eles se organizaram entre quem montava as palavras e quem observaria a conduta da outra equipe. E por todo o momento notou-se a motivação, cooperação entre as equipes e a competitividade das mesmas.
Que diferença fez? Durante o jogo alguns alunos ficaram observando os colegas do outro time que estava sendo desonesto, desse momento os alunos interviram com o intuito de penalizar a falta de honestidade durante o jogo.
O que aprendemos? Que mesmo o jogo competitivo, podemos trabalhar objetivos de cooperatividade e conduta entre os colegas, de forma que o jogo não necessariamente pode ser apenas executado, mais sim trabalhado com variados objetivos de acordo com a proposta planejada pelo professor.