Aula de Jogos e Brincadeiras com o jogo: Queimadão

Professor: Karyny Ribeiro Cezar de Lima                       Município: Maceió

Nome do jogo: Queimadão                                          Modalidade: Jogos e brincadeiras

O JOGO: Divide-se a quadra em dois campos. Neste jogo não há a área do cemitério. Coloca-se de 4 a 6 bolas no centro da quadra e todos os alunos nas extremidades. Ao sinal, as equipes correm para capturar as bolas. O objetivo do jogo é queimar todos da equipe adversária. Assim que os alunos forem queimados estes deverão ficar ao lado do campo e em ordem de queimado, uma vez que retornam ao jogo. Quando o time A queimar o aluno do time B este deverá sair do jogo e esperar alguém do time B (seu time) queimar alguém do time A.

Variações:

Pessoas: Determinar uma quantidade de alunos a serem queimados, quem queimar primeiro essa quantidade, vence.

Recursos: Aumentar o número de bolas. Para que mais pessoas possam jogar.

Organizar as regras: Pedir que os alunos sugiram regras e estratégias para que possa salvar os colegas queimados.

Tempo: Determinar um tempo para queimar a maior quantidade de pessoas do grupo adversário.

Espaço: Diminuir o tamanho do espaço onde as equipes atuam.

Gesto: colocar a opção de quem pegar a bola no alto, quem jogou é queimado.

Estruturar Funções: Incluir um ajudante, para que ele posa auxiliar os colegas quando estiverem queimados, ajudando no retorno ao jogo.

O que está em “JOGO” neste jogo:

Domínio Cognitivo: Conhecer brincadeiras e jogos de matriz africana

Domínio Psicomotor: Desenvolvimento do tempo de reação, atenção, concentração.

Domínio Socioafetivo: Valorizar a importância desse patrimônio histórico cultural (jogos e brincadeiras).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *