Professor: Karyny Ribeiro Cezar de Lima Município: Maceió
Nome do jogo: Queimadão Modalidade: Jogos e brincadeiras
O JOGO: Divide-se a quadra em dois campos. Neste jogo não há a área do cemitério. Coloca-se de 4 a 6 bolas no centro da quadra e todos os alunos nas extremidades. Ao sinal, as equipes correm para capturar as bolas. O objetivo do jogo é queimar todos da equipe adversária. Assim que os alunos forem queimados estes deverão ficar ao lado do campo e em ordem de queimado, uma vez que retornam ao jogo. Quando o time A queimar o aluno do time B este deverá sair do jogo e esperar alguém do time B (seu time) queimar alguém do time A.
Variações:
Pessoas: Determinar uma quantidade de alunos a serem queimados, quem queimar primeiro essa quantidade, vence.
Recursos: Aumentar o número de bolas. Para que mais pessoas possam jogar.
Organizar as regras: Pedir que os alunos sugiram regras e estratégias para que possa salvar os colegas queimados.
Tempo: Determinar um tempo para queimar a maior quantidade de pessoas do grupo adversário.
Espaço: Diminuir o tamanho do espaço onde as equipes atuam.
Gesto: colocar a opção de quem pegar a bola no alto, quem jogou é queimado.
Estruturar Funções: Incluir um ajudante, para que ele posa auxiliar os colegas quando estiverem queimados, ajudando no retorno ao jogo.
O que está em “JOGO” neste jogo:
Domínio Cognitivo: Conhecer brincadeiras e jogos de matriz africana
Domínio Psicomotor: Desenvolvimento do tempo de reação, atenção, concentração.
Domínio Socioafetivo: Valorizar a importância desse patrimônio histórico cultural (jogos e brincadeiras).