Consolador reinicia o Centro de Referência Esportiva de Alagoas

A partir do mês de abril, a ONG O Consolador/AEACA reinicia as ações do Centro de Referência Esportiva de Alagoas, com aulas de esporte e formação de professores em esporte educacional, atendendo 1.860 crianças, adolescentes e jovens e 100 professores.

O Projeto Esporte que Transforma, será realizado nas cidades de Pilar, São Miguel dos Campos, Piaçabuçu, Coruripe, Jequiá da Praia e Maceió, todas no Estado de Alagoas e atenderá um total de 1.960 pessoas, através do patrocínio da Petrobras e levará em conta as linhas de atuação, temas transversais e público prioritário do Programa Petrobras Socioambiental.

O objetivo do projeto é contribuir para democratização e acesso à prática do esporte educacional para crianças, adolescentes e jovens de seis municípios alagoanos em interação com as políticas públicas e com o sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente. Seu propósito também é qualificar as práticas profissionais de educadores e gestores, como estratégia para ampliar a oferta de atividades esportivas educacionais qualificadas e contribuir com o desenvolvimento de novas tecnologias sociais.

Serão oferecidas pelo menos 8 modalidades esportivas como: voleibol, tênis, ciclismo, natação, futebol, lutas, capoeira e handebol, além de jogos e brincadeiras populares que resgatem e promovam a cultura local do brincar e a formação cidadã.

O Centro de Referência foi implantado em Alagoas em 2014, à época em Maceió e em Pilar, atendia 705 crianças e adolescentes, e hoje retoma as suas atividades ampliando metas e com ações inovadoras. A partir da experiência anterior e do diagnóstico feito nos municípios onde o projeto atuará, observamos vários problemas sociais, dentre eles o tráfico de drogas, a violência e o trabalho infantil que colocam a infância diariamente em situação de risco, exigindo da sociedade, ações de proteção e encaminhamento, conforme estabelecido no Art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *