Diversão e integração marcaram I Encontro dos Núcleos do Tri

Alegria, animação e muita integração tomaram conta do I Encontro dos Núcleos, do projeto Tri-Criança – Esporte e Cidadania nos municípios alagoanos, da ONG O Consolador e patrocinado pela Petrobrás. O evento que aconteceu no sábado (19/11), no Complexo Gonçalo Minin de Lins, no Pontal da Barra, reuniu cerca de mil crianças que fazem parte do projeto.

Durante toda a manhã, os ‘amarelinhos’ participaram de atividades culturais, brincadeiras populares e esportivas. Logo no início da festa, as crianças fizeram um desfile e seguiram para as apresentações culturais representando cada município que integram. A abertura ficou por conta do núcleo de Igaci, com a banda de Fanfarra da Escolinha Casinha Feliz. Em seguida, as crianças do Graciliano Ramos, apresentaram uma peça sobre a importância de dizer não as drogas.

Já o núcleo da sede, na Ponta Grossa, criou uma dança com a música “Aquarela”; os amarelinhos da Barra de São Miguel apresentaram o tradicional Coco de Roda; meninos e meninas do núcleo de Atalaia mostraram uma performance de dança de rua, e as os ‘amarelinhos’ do Pilar, fizeram um grande carnaval, relembrando os blocos que desfilam na cidade durante os festejos de Momo.

No evento foram montadas ainda, tendas com atividades lúdicas, barraca de leitura e pintura, desenho, conto e reconto de estória, varal de poesia, onde parte do acervo foi produzido pelas crianças do projeto. A outra grande atração do encontro foram as brincadeiras na camas elásticas, fita de equilíbrio, touro mecânico, circuito de bicicletas com o cone, pau de sebo, quebra pote e pescaria.

“Estava ansiosa para esse dia. Foi uma festa muito bonita e organizada. Me diverti muito, principalmente com o touro mecânico e cama elástica. Sem falar, que adorei pintar o rosto e brincar de fazer escultura com massinha”, disse Morgana da Silva, 14 anos, que integra o núcleo do Pilar.

Ainda durante o evento, foram realizados vários sorteios de brinquedos, além de uma máquina fotográfica, que foi para o aluno do Tri, do município da Barra de São Miguel, Tiago Maicon dos Santos e uma bicicleta, que foi para Atalaia, com o ‘amarelinho’ Paulo Tárcio da Silva, 14. “Não tinha bicicleta, estou muito feliz com esse presente. Estou a três meses no projeto e gosto muito de fazer parte dele”, falou Paulo.

No final do evento, foram premiados os vencedores do pau de sebo, que foram os amarelinhos de Igaci, e o núcleo que teve maior representatividade dentro do Encontro (com presença de alunos, de gestores e criatividade durante a apresentação cultural), que foi o da cidade do Pilar. O troféu foi entregue aos alunos, que fizeram uma grande volta olímpica em comemoração e para encerrar a festa.

PRESENÇAS – O I Encontro dos núcleos foi marcado pela integração entre os municípios alagoanos e os alunos do Tri-Criança. Além dos amarelinhos, participaram das atividades os pais, que fizeram questão de acompanhar seus filhos. Também estiveram presentes o secretário de Educação do Pilar, professor Luiz Carlos; o secretário de Educação de Igaci, professor Aroldo Ferro; o secretário de Educação da Barra de São Miguel, Uziel Mariano, além do vereador do Pilar, Adriano Ramos.

“Essa atividade foi marcada pela emoção, já que conseguiu atender todas as expectativas e proporcionar
um dia diferente para esses meninos e meninas. A nossa idéia é que todos se sentissem valorizados, como protagonistas desse projeto”, disse Ana Gomes, presidente do O Consolador. “Foi muito importante pata nós toda essa integração. A presença de parceiros, inclusive representando os municípios, mostrou o interesse de todos, para que o projeto continue e consiga alcançar suas metas por onde passar”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *