QUIQUIBOL – JOGO RECREATIVO PARA O HANDEBOL

Professor: Luciano Carlos dos Santos                                               Município: Teotônio Vilela/CRE/AL

ESCOLA: Escola Municipal de Tempo Integral Alcides Andrade dos Santos

Nome do Jogo: Quiquibol                                                                            Modalidade: Handebol

O JOGO: Dividir as equipes com números iguais de pessoas, formando filas indianas, cada fila o primeiro participante fica com a bola e ao sinal do professor, os primeiros alunos da fila correm quicando a bola, passando por obstáculos, ao chegar ao circulo após os obstáculos o aluno arremessa a bola no centro do circulo, após o arremesso o aluno pega a bola e volta correndo para entregar a bola ao próximo colega vencerá a partida aquela equipe que finalizar primeiro sem infringir as regras.

Variações: Criar espaços de tamanhos compatíveis para a atividade, formando equipes de números de pessoas iguais, e nesses espaços as equipes irão se enfrentar em rodizio simples, onde ao comando do professor a equipe que estiver com a bola deverá quicar a bola e passar para o colega, enquanto a equipe adversária tentará impedir os quiques da bola, uma vez impedido a equipe que estava marcando toma a bola e tenta realizar as ações de quique e passe, vencerá a equipe que consegui da mais quiques e mais passes, e ao sinal do professor as equipes irão enfrentar outras assim realizando o rodizio entre os alunos.

PESSOAS: Desenvolver a variação em grupo estimulando a participação de todos.

RECURSOS: Bolas de diversos tamanhos, Cones, Cadeiras, pratos demarcatórios.

ORGANIZAÇÃO DE REGRAS: As regras iniciais são ditadas pelo professor e no desenvolvimento do jogo o professor pede aos alunos para acrescentar ou tirar regras, estimulando o respeito mútuo.

TEMPO: Estipulado um tempo para o rodizio entre as equipes, fazendo com que todos se enfrentem.

ESPAÇO: Esse jogo pode ser realizado em quadras, ginásios, campos, ruas, praças, sempre dividindo os espaços de tamanhos iguais para que aja interação de todos.

GESTOS: Possibilitar ao aluno percepção de reação na marcação, agilidade, velocidade e arremesso.

ESTRUTURAR FUNÇÕES: Se sobrar algum aluno o mesmo pode atuar como árbitro, anotador, organizar os espaços em suas montagens, recolher os matérias no termino da aula.

O que está em “JOGO” neste jogo:

Domínio Cognitivo: Raciocínio Rápido, tempo de reação, ansiedade, conhecendo as habilidades de marcação e passe do jogo.

Domínio Psicomotor: Agilidade, velocidade, equilíbrio, força, assim fazendo com que os alunos de familiarize com o jogo.

Domínio Socioafetivo: Trabalho em equipe, vivenciando a inclusão de todos.