OUTUBRO ROSA

/OUTUBRO ROSA

A campanha do Outubro Rosa consegue mobilizar grande parte da sociedade para aumentar o conhecimento sobre o câncer de mama, tendo como objetivo primordial contribuir diretamente para que mais e mais mulheres façam exames que consequentemente estarão aumentando o índice de cura através do diagnóstico precoce, permitindo que ocorra um tratamento adequado, evitando assim milhares de mortes. Em se tratando de saúde, a informação é um fator crucial que pode fazer toda a diferença entre viver ou morrer. 

O câncer de mama é o mais frequente entre mulheres e atualmente e se destaca como sendo a maior causa de mortes entre elas. O elemento que contribui diretamente para esse fato é a falta de informação, pois muitas mulheres ainda desconhecem formas de prevenção e até mesmo a existência do mastologista

 

Mas quando surgiu a campanha do Outubro Rosa?

Bom, esse movimento teve início nos Estados Unidos, alguns lugares começaram realizar o planejamento de ações isoladas de combate à doença, focando incentivar as mulheres a realizar o autoexame e a mamografia preventiva. O mês de Outubro foi o mês escolhido para destacar esta campanha.

            E no Brasil?

A primeira ação ocorrida em terras tupiniquins em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido popularmente como o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo-SP.  

Em dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa.  A iniciativa partiu de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, contando diretamente com o apoio de uma famosa empresa europeia de cosméticos.

 

Diagnóstico

Toda mulher que estiver com 40 anos ou mais necessita procurar anualmente um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas. O Ministério da Saúde recomenda que mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer uma mamografia, no mínimo, a cada dois anos.

É de suma importância sentir o próprio corpo e procurar um médico, em caso de algum sintoma surgir. Mulheres que tiverem históricos familiares ou algum outro fator de risco da doença, o exame deve ser feito antes de completar 40 anos.

 

Exame clínico

É realizado exclusivamente por médico para essa atividade. Nesse exame, poderão ser identificadas alterações nas mesmas. Havendo a necessidade, poderá ser indicado um exame mais específico, como a mamografia, para ocorrer uma análise mais aprofundada.

 

Autoexame

(Clique na imagem para ampliar)

 

Prevenção

 Resumidamente pode-se dizer que ter uma alimentação saudável e equilibrada, ingestão de frutas, verduras e legumes, a pratica de atividade física diminui em cerca de 1/3 os riscos de desenvolver câncer de mama. Trinta minutos de exercício, pelo menos três vezes na semana são suficientes. Outra dica e não menos importante, evitar sumariamente o uso do cigarro, principalmente para pessoas com histórico familiar de câncer.

 

 Órgãos de Apoio à Saúde da Mulher em Alagoas

 

Rua Zacarias de Azevedo, 463

Centro, Maceió – Alagoas

Tel: (82) 3221-2081

 

Endereço: Rua João Camerino, 313 — Jaraguá. Maceió-AL.

Telefone: (82) 98748–7609

 

2018-10-23T10:01:09+00:00outubro 23rd, 2018|Comentários desativados em OUTUBRO ROSA