JOGO DOS QUATROS CANTOS

MODALIDADE: JOGOS E BRINCADEIRAS

NOME DO JOGO: JOGO DOS QUATROS CANTOS

Turma : 1°, 2°, 3°, 4°, 5° NOME DO PROFESSOR: Odijanne  Lessa do Esporte que Transforma em Coruripe

CONTEÚDO: Jogo de Raciocínio e Estratégia

MATERIAL: Cones

FAIXA ETÁRIA: A partir dos 6 ANOS

Expectativa de Aprendizagem/ Objetivo:

Conceitual: conhecer e identificar a forma correta do jogo dos quatros cantos

Procedimental: executar de forma correta o jogo dos quatros cantos

Atitudinal: Respeitar as regas do jogo

Descrição do Jogo: Pedir que os alunos se posicione ao lado de  cada cone e os que sobrarem ficam no meio, no espaço que sobrou.

Descrição da Aula:Inicialmente foi feito uma roda de conversa para explicar o jogo e suas regras. O alunos foram divididos em dois grupos para melhor entendimento da brincadeira. Ao sinal do Professor os alunos  que estão nos cones  terão que trocar de lugar umas com as outras, sem deixar o que está no meio ocupar o seu canto primeiro.

Entre as rodas foram realizadas intervenções com o objetivo de reforçar conceitos do que estavam sendo vivenciados no sentido de possibilitar novos desafios.

SUGESTAÇÃO DE VARIAÇÃO:

Pessoas: Dependendo da quantidade de pessoas, poderão ser formados mais equipes para que o jogo fique mais dinâmico e favorecendo a participação de todos.

Organização de Regras: Determinar um aluno para realizar a contagem de material.

Tempo: Acelerar a trocar de posições.

Estruturar Função: Colocar alunos para observar se o jogo está sendo jogado corretamente.

Recursos:Aumentar o número de matérias para diminuir a quantidade de pessoas no centro

Gestos: Na troca de posição ir trocando os pés até chegar na posição.

Espaço:Diminuir o espaço para facilitar e aumentar para dificultar.

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE/INSTRUMENTOS/ INDICADORES

POR QUE DEU CERTO?

Porque durante o jogo os alunos puderam identificar e executar os objetivos propostos na aula .

POR QUE FEZ A DIFERENÇA ?

Os alunos conheceram uma brincadeira diferente dos quais tinham vivenciados e apartir daí começaram a respeitar o outro.

O QUÊ APRENDEMOS?

Aprendemos que podemos que podemos diversificar em nossas aulas para que o alunos tem vivência de brincadeira diferentes das quais elas tenham  visto. De modo que elas proponham desafios e tenham prazer em participar das aulas