Felipe Araújo – Professor do “Esporte que transforma” em Pilar – AL
Descrição
Divida a turma em dois grupos, cada equipe deverá escolher dois integrantes que serão os goleiros utilizando um arco (bambolê). Os goleiros estarão andando sobre as linhas do campo de handebol segurando o arco um de cada lado onde o gol deverá ser feito. As equipes devem trocar passes e tentar chegar até o seu arco para fazer um gol (jogando a bola através do arco). A outra equipe deve impedir sem contato corporal que a bola chegue ao arco.
Utilizamos o sistema PROTEGE em que consideramos as pessoas, recursos, organização de regras, tempo, espaço, gestos e variações para desenvolver a aula. Os professores estimulam a participação dos alunos através de perguntas que os induzem a pensarem em variações possíveis para melhorar o jogo e garantir a participação de todos.
Variações
Pessoas: equipes
Recursos: bolas de handebol e bambolês
Organização de Regras: antes de arremessar no alvo a equipe tem que efetuar 5 trocas de passes; foram inseridas mais bolas
Tempo: a equipe com a posse de bola tinha 30’’ para efetuar o arremesso
Espaço: dividimos a quadra em duas partes
Gestos: passes, recepção, arremessos e movimentação
Estruturar funções: ficaram alunos revezando na arbitragem
Descrição
Divida a turma em dois grupos, cada equipe deverá escolher dois integrantes que serão os goleiros utilizando um arco (bambolê). Os goleiros estarão andando sobre as linhas do campo de handebol segurando o arco um de cada lado onde o gol deverá ser feito. As equipes devem trocar passes e tentar chegar até o seu arco para fazer um gol (jogando a bola através do arco). A defesa e o ataque deve ser realizada sem contato corporal.
Variações
Foram feitas perguntas que induziram os alunos a pensarem em alterações possíveis.
Pessoas: equipes
Recursos: bolas de handebol e bambolês
Organização de Regras: antes de arremessar no alvo a equipe tem que efetuar 5 trocas de passes; foram inseridas mais bolas
Tempo: a equipe com a posse de bola tinha 30’’ para efetuar o arremesso
Gestos: passes, recepção, arremessos e movimentação
Estruturar funções: ficaram alunos revezando na arbitragem
Obs:
O jogo estava fluindo muito bem, e com as alterações feitas por eles o jogo ficou mais dinâmico, principalmente quando colocamos em prática a regra dos 5 passes. O jogo e as modificações foram positivas e deram certo na aula.
Durante o jogo percebemos que as equipes desenvolveram mais estratégias de ataque do que de defesa, como também pudemos perceber que o jogo aguçou a liderança de alguns alunos.