Evento também contou com o lançamento do o livro: Almanaque II – Esporte que Transforma – Jogos Educacionais

O Projeto Esporte que Transforma realizou durante a última terça-feira (11), o I Workshop Prático em Esporte Educacional – Jogos Educativos.  O evento tinha como objetivo apresentar aos profissionais e estudantes de Educação Física do estado como trabalhar com o Esporte Educacional na prática.  O encontro também foi palco para o lançamento do o livro: Almanaque II – Esporte que Transforma – Jogos Educacionais.

O Workshop foi gratuito e contou com a facilitação dos professores do Projeto Rosemeyre Letícia e Clênio Oliveira na demonstração das atividades que estavam presentes no Almanaque. Duas oficinas foram realizadas com este objetivo: Oficina de Lutas e Oficina de Natação.

O evento foi construído alinhado com a ideia de difundir as metodologias do Esporte Educacional no estado a partir da execução prática das atividades propostas no livro Almanaque, lançado no mesmo dia. Essa publicação é outro caminho na busca do compartilhamento de tecnologias educacionais a partir do esporte.

O livro foi desenvolvido por professores que participaram de um projeto de formação em Esporte Educacional, a Rede de Multiplicadores em Esporte Educacional, nele mais de 100 educadores de 11 municípios alagoanos receberam treinamento durante alguns meses, no final da formação os profissionais apresentaram propostas de Jogos Educacionais baseados nos ensinamentos recebidos, essas atividades compõem o livro.

O Projeto Esporte que Transforma atua em seis cidades alagoanas: Maceió, Pilar, São Miguel dos Campos, Coruripe, Jequiá da Praia e Piaçabuçu. As crianças, adolescentes e jovens dessas seis cidades passaram a ter por meio do Projeto o acesso ao Esporte Educacional durante o contra-turno escolar.

Nesses municípios são oferecidas aulas esportivas de diversas modalidades, como a capoeira, futsal, tênis, handebol, natação e ciclismo. Sempre de maneira gratuita. São 1860 participantes atendidos gratuitamente. O projeto Esporte que Transforma é realizado pela ONG O Consolador com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.