Circuito de rua acontece no próximo domingo (10), na orla da Pajuçara e homenageará os heróis alagoanos Dandara e Zumbi

A corrida Alagoas de Todas as Raças, prova de rua com percursos de 2,5 km, 5 km, kids e teen, abrirá as comemorações do mês da Consciência Negra em Maceió, o evento acontece no próximo domingo (10), a partir das 7h, na orla da praia de Pajuçara, em Maceió. O circuito fará homenagem aos heróis alagoanos Dandara e Zumbi dos Palmares, ícones da resistência negra brasileira.

A expectativa é de que aproximadamente 800 pessoas participem da corrida. A concentração será a partir das 6h na praça Multieventos. O circuito é realizado pelo Projeto Esporte que Transforma com a organização da ONG O Consolador e patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental

As inscrições foram gratuitas e darão direito ao kit-atleta, composto por camisa, bolsa e squeeze, além de medalha de participação e troféu para os primeiros colocados. Dentro da estrutura formada, haverá ainda um Espaço Kids com lanches e brincadeiras paras as crianças em momento pré e pós-prova.

As equipes que coordenam o Projeto, ao se depararem com a ausência de um evento esportivo que fizesse alusão a Consciência Negra em Alagoas, decidiram trazer o tema para o centro dos circuitos de corridas da capital alagoana. “ A Negritude e o Não para o Preconceito são temas presentes em nossas aulas aqui dentro da Instituição; pensamos em trazer essa discussão para as corridas de rua como uma maneira de unir o esporte a esse período de conscientização”, explica a presidente da ONG O Consolador, Ana Fragoso.

Além dos atletas, a corrida vai contar com os pequenos, principalmente os alunos do projeto Esporte que Transforma. As crianças, adolescentes e jovens vinculados ao projeto participarão em todas as modalidades, principalmente na Kids e Teen. O Esporte que Transforma atua em seis cidades alagoanas: Maceió, Pilar, São Miguel dos Campos, Coruripe, Jequiá da Praia e Piaçabuçu.

As crianças, adolescentes e jovens dessas seis cidades passaram a ter por meio do Projeto o acesso ao Esporte Educacional durante o contra-turno escolar. Nesses municípios são oferecidas aulas esportivas de diversas modalidades, como a capoeira, futsal, tênis, handebol, natação e ciclismo, sempre de maneira gratuita. São 1860 participantes atendidos gratuitamente.