Jogo do Joquempô

Professora Rosemeyre Silva -Professora do Projeto “Esporte que transforma” em Maceió.

Jogo do Joquempô

 

Antes de iniciamos o jogo, foi explicado como seria o joquempô na piscina, mas antes perguntado aos alunos se lembravam da brincadeira convencional, colocando-os a criar possibilidades de utilizar o jogo com os fundamentos da natação. Perguntamos a eles qual a dificuldade que mais sentiam, citados por eles: pernada de crawl e costa.

 

 

Os alunos formaram duas equipes, cada equipe posicionada nas extremidades da piscina, entre eles se organizaram na escolha de qual será o elemento a ser falado, seja pedra, papel ou tesoura, quando o professor de o sinal todos os alunos executam o movimento da pernada de crawl com o macarrão embaixo dos braços, chegar até o centro da piscina e falar o elemento escolhido pela equipe.

 

 

 

Seguindo a regra do jogo convencional, pedra ‘quebra’ a tesoura, a tesoura ‘corta’ o papel e por fim o papel que irá ’embrulhar’ a pedra, a equipe que escolher o elemento deverá ser falar todos juntos, e todos usando o material e executando o movimento da pernada do crawl.

 

 

 

Durante a atividade surgir alguns conflitos a respeito da honestidade de alguns integrantes da equipe, onde a combinação não foi a escolhida por todo o grupo, uma integrante de uma das equipes chegou ao professor e relatou sobre a desonestidade da equipe a qual faz parte, falando que o elemento citado não foi o escolhido. Analisando através desse conflito, percebemos a relevância de utilizar o esporte educacional, deixando os alunos autônomos em alguns momentos da aula para que desenvolvam tanto o aprendizado de convívio pessoal e em grupo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *