Professor: Karyny Ribeiro Cezar de Lima Município: Maceió
Nome do jogo: O labirinto Modalidade: Jogos e brincadeiras
O JOGO: Originário de Moçambique, o labirinto é um jogo fácil de ser realizado. O labirinto será traçado como giz no espaço determinado pelo professor. Os dois jogadores terão uma tampinha cada um, que deverá percorrer por todo o labirinto, sendo que aquele que chegar primeiro ao final do labirinto vence. De maneira alternada, cada jogador esconderá em uma das mãos uma tampinha, tendo o adversário que acertar em qual mão está a tampinha escondida. Se o adversário acertar a mão que está com a tampinha ele anda uma casa, se errar permanece no mesmo lugar.
Variações:
Pessoas: Fazer o jogo em duplas.
Recursos: Ao invés de tampinhas de garrafa, podem ser usadas pedrinhas.
Organizar as regras: Pedir que os alunos sugiram regras e estratégias para que possa chegar mais rápido ao fim do labirinto.
Tempo: Determinar um tempo para escolha da mão, caso ultrapasse o tempo, terá que permanecer no mesmo lugar.
Espaço: Poderá ser realizado no pátio, ou quadra esportiva, o tabuleiro pode ser desenhado em uma cartolina.
Gesto: Para não esconder a tampinha, realizar o jogo: “Jo ken po”.
Estruturar Funções: Incluir um árbitro, para que ele posa auxiliar os colegas em caso de alguém querer burlar as regras, para verificar se realmente a tampinha foi escondida.
O que está em “JOGO” neste jogo:
Domínio Cognitivo: Conhecer brincadeiras e jogos de matriz africana
Domínio Psicomotor: Desenvolvimento do tempo de reação, atenção, concentração.
Domínio Socioafetivo: Valorizar a importância desse patrimônio histórico cultural (jogos e brincadeiras).