Novidades

Projeto transforma educação física nas escolas públicas de Alagoas

03/06/2015

12 cidades do interior participam da iniciativa

Publicado em Novidades | Comentar

Wende Evangelho – estudante de Jornalismo

As aulas de educação física do Estado estão mudando, graças ao treinamento recebido por 120 professores, que compõe a Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional. A formação acontece uma vez por mês até dezembro em Maceió, e é fruto da parceria entre O Consolador, Centro de Referência Esportiva de Alagoas e Instituto Esporte e Educação (IEE) com o patrocínio da Petrobras. O curso atinge os municípios de Barra de São Miguel, Satuba, Coqueiro Seco, Pilar, Atalaia, Capela, Viçosa, Igaci, Taquarana, Arapiraca, Murici e Coruripe.

 Mais de 7 mil crianças passarão a ser educadas na metodologia do esporte educacional. De acordo com o coordenador de formação do IEE, Everaldo Cortes, a Rede Alagoas se mostrou comprometida a mudar a realidade do ensino no Estado. “Quando você vê 120 professores reunidos querendo mudar a prática, querendo aperfeiçoar as aulas, a gente tem uma esperança muito grande que a educação vai melhorar ainda mais. Eu tenho certeza que com tudo que foi discutido aqui esses professores irão fazer diferença nas escolas”, afirmou.

 Os princípios do esporte educacional foram apresentados durante este segundo encontro. A coordenadora de formação do Centro de Referência Esportiva de Alagoas, Raissa Medeiros, acredita que esses pontos devem ser vivenciados pelos educadores. “Os professores puderam praticar e recriar atividades que contemplam os cinco princípios da metodologia: construção coletiva, inclusão de todos, respeito à diversidade, rumo à autonomia e educação integral. Reconhecer e executar durante os jogos modificará as aulas que executadas nas escolas das cidades, possibilitando o desenvolvimento pleno das crianças”, disse.

 O terceiro módulo da formação acontece na próxima semana entre terça-feira, 9, e quarta-feira, 10, no Hotel Matsubara no bairro de Cruz das Almas. O Centro de Referência Esportiva de Alagoas e a Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional é um projeto executado pela organização da sociedade civil O Consolador – Casa dos Amarelinhos e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

Patrocínio:

Voltar

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Newsletter

Depoimentos

Conheci o trabalho do O Consolador através dos amarelinhos que passavam de bicicleta pela rua. Aquelas crianças me chamaram a atenção e me fizeram sentir vontade de conhecer...

Maria Edneide da Silva Gomes – servidora pública – Maceió