Novidades

Alunos do PlanteQ recebem certificados

27/12/2013

Nesta sexta-feira (27), aconteceu a solenidade de formatura dos alunos, dos 19 cursos de Qualificação Social e Profissional inseridos no Plano Territorial de Qualificação (Planteq), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) da Prefeitura de Maceió e da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). Mais de mil trabalhadores participaram do evento,

Publicado em Novidades | Comentar

Nesta sexta-feira (27), aconteceu a solenidade de formatura dos alunos, dos 19 cursos de Qualificação Social e Profissional inseridos no Plano Territorial de Qualificação (Planteq), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) da Prefeitura de Maceió e da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). Mais de mil trabalhadores participaram do evento, que aconteceu na sede do Serviço Social do Comércio (Sesc), no Poço, as 9h.

O evento contou com a presença de autoridades do município dentre elas, o Prefeito Rui Palmeira, na ocasião, foram entregues certificados referentes aos dois meses de duração dos cursos, oferecidos nas áreas de Turismo, Comércio, Serviços e de Indústria da Construção Civil. Receberam os certificados alunos de cursos oferecidos por cinco entidades: Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (Aape), Associação Educacional e Assistencial Casa dos Amarelinhos (O Consolador), Instituto Ação de Desenvolvimento para a Cidadania (Iadec – Banco do Cidadão), Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento, Educação, Esporte e Cultura (Ipec) e Instituto Vila Flor.

O consolador formou 230 alunos nos cursos de telemarketing, camareira, recepcionista, garçom, pedreiro, pintor e assentamento de piso, a coordenadora da ONG Ana Vieira “explica que o empresário que estiver interessado em mão de obra qualificada nessas áreas deve entrar em contato com O Consolador que está localizado na Rua Virgílio Guedes, n° 1006, Ponta Grossa, fone (82) 3326-3193 ou pelo e-mail: consoladororg@hotmail.com”.

 

O Plano

 

O Planteq é uma das ações do Plano Nacional de Qualificação (PNQ). O objetivo é preparar o trabalhador, através de cursos gratuitos, para a busca de um novo emprego ou a permanência no mercado de trabalho. De acordo com edital de chamada pública para a contratação de entidades, que foi publicado no último dia 5 de agosto no Diário Oficial do Município, as entidades credenciadas devem inserir, no mundo do trabalho, pelo menos 30% dos trabalhadores que participaram dos cursos. As ações são desenvolvidas com recursos próprios do município e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

 

Entre o público-alvo das ações de Qualificação Social e Profissional do Planteq, a prioridade é para jovens atendidos pelo programa Juventude Viva em Maceió. Mas também fazem parte do público do plano trabalhadores sem ocupação com cadastro no Sine e beneficiários de políticas públicas de trabalho e emprego, especialmente os públicos do Juventude Viva e do Seguro-desemprego, autônomos, domésticos, pessoas em situação de risco de perder o emprego, devido à modernização do setor de atuação, beneficiários do Bolsa Família e outros de outros benefícios sociais, funcionários em situação especial, como detentos e ex-detentos do sistema prisional, de setores estratégicos da economia, da cultura e do artesanato, estagiários e trabalhadores inscritos em cursos de Elevação de Jovens e Adultos (EJA).

 

Voltar

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Newsletter

Depoimentos

Tenho dois filhos no projeto Tri-Criança e desde que eles ingressaram no O Consolador muita coisa mudou. O comportamento deles ficou melhor e eles tem se desenvolvido para o...

Elba Márcia da Cruz – dona de casa – Pilar