Projetos

Crianças do Consolador ganham piscina para prática de esportes

20/11/2013
Publicado em Projetos | Comentar

A partir desta quarta-feira (13), mais de 250 crianças assistidas pela ONG ‘O Consolador’ – conhecida popularmente como ‘Casa dos Amarelinhos’ – terão acesso a aulas de natação na sede da organização não governamental, localizada no bairro do Prado, em Maceió. A construção da piscina é fruto de um esforço conjunto entre a Organização Arnon de Mello (OAM), Associação das Empresa do Mercado Imobiliário de Alagoas (ADEMI-AL) e Petrobras. A obra foi batizada com o nome do triatleta Álvaro Vasconcelos Filho, com o objetivo de incentivar, viabilizar e facilitar a prática de atividades esportivas.

Para a presidente da ONG, Ana Vieira, a inauguração da piscina é o ponto alto de um trabalho construído ao longo dos 71 anos de existência. Vieira narra que a sede da instituição está inserida numa comunidade que é marcada pela violência e, sobretudo, pela falta de assistência por parte do Estado. “Há quase 80 anos, o Consolador trabalha na assistência à sociedade. Por meio do projeto de natação, diversas crianças receberão um maior incentivo para se manterem longe dos caminhos que conduzem ao crime. Agradeço o empenho da OAM e da Ademi. Apesar de todo o trabalho diário, sempre é necessário fazer mais. Acredito que essa obra trará belos frutos”, expôs Vieira.

Atualmente, mais de 100 pessoas têm acesso ao ensino integral na sede da ONG. Pela manhã, as crianças participam de aulas do ensino fundamental e, no período da tarde, de atividades como aulas de informática, artes e esportes. Segundo Ana Vieira, a ONG também recebe idosos e adultos, já firmando parceria com a Universidade de Ciências Médicas de Alagoas (Uncisal) para a oferta de hidroterapia. “Não tenho dúvida de que estamos iniciando um novo momento nesta casa. Com o apoio dos colegas, vamos fortalecer todas as iniciativas já colocadas em prática. Muitas crianças cobraram a construção da piscina e, após 12 anos, conseguimos realizar este sonho”, pontuou a presidente.

Já o diretor executivo da OAM, Luis Amorim, afirmou – em entrevista à imprensa – que a Organização Arnon de Mello não tem apenas o objetivo de noticiar e entreter a população alagoana, já que, diante da ausência de políticas públicas pelo governo estadual, a ação social também acaba sendo uma prioridade. “Particularmente, estou muito feliz em participar desta inauguração. A ação em conjunto resultou nesta grande oportunidade social em prol da comunidade. O Estado faltou com sua parte, mas os empresários não têm se furtado em ajudar no que é possível. A maior prova deste esforço em conjunto é esta obra. Agora, observamos as crianças que, daqui a alguns anos elas, serão os jovens do futuro. Precisamos tratá-los com responsabilidade”, analisou o diretor executivo da OAM.

O presidente da Ademi-AL, Guilherme Melro, também marcou presença no evento e se mostrou bastante satisfeito com o resultado da iniciativa. Ele revelou que a associação tem se preocupado com o social e que a construção da piscina atesta o compromisso da parceira com a OAM. “Muitos diziam que seria impossível entregar essa obra aos ‘amarelinhos’. Felizmente, e graças à parceira com a OAM, conseguimos inaugurá-la. Não tenho dúvida de que em breve teremos muitos atletas aqui formados. Além das ações sociais internas, vamos seguir com o objetivo de cada vez mais aproximar o social das pessoas”, destacou Melro.

Quem também se fez presente foi o presidente do Conselho Estratégico da OAM e vice-presidente do Instituto Arnon de Mello (IAM), Carlos Mendonça, que foi homenageado pela ONG. Em um breve discurso, Carlos Mendonça destacou que a OAM vem, ao longo dos anos, destacando-se com programas e iniciativas sociais. “É um orgulho para todos nós que fazemos parte da OAM. Esta obra oferta qualidade de vida e proporciona um futuro de qualidade a todos. Os envolvidos neste projeto merecem os parabéns, especialmente aqueles que estão à frente do O Consolador. Que as atividades desta casa transformem cada dia mais o contexto social destas crianças”, frisou.

Familiares do triatleta Álvaro Vasconcelos Filho também estiveram presentes na solenidade, agradecendo a homenagem.

Voltar

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Newsletter

Depoimentos

Conheci o trabalho do O Consolador através dos amarelinhos que passavam de bicicleta pela rua. Aquelas crianças me chamaram a atenção e me fizeram sentir vontade de conhecer...

Maria Edneide da Silva Gomes – servidora pública – Maceió