Novidades

Alunos vão aprender matemática com tablets em 2013

08/02/2013

A novidade é resultado de um projeto que será executado junto ao Instituto de Computação da UFAL

Publicado em Novidades | 2 comentários

Aprender matemática agora também está divertido para os alunos do Projeto Criança Integrada, patrocinado pela Petrobras e executado pela Ong O Consolador. A partir de março, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), através do Instituto de Computação, os Amarelinhos poderão utilizar tablets para resolver operações básicas apresentadas em aplicativos lúdicos, os quais formam relatórios e são disponibilizados aos educadores.

Segundo Dr. Ig Ibert, professor da UFAL, a ideia surgiu durante um curso on line, promovido pela Universidade de Stanford (Estados Unidos). “À minha equipe foi imposto o desafio de propor uma solução sustentável para a educação no mundo. Entre os membros estava Sam Ing, o fundador de uma plataforma chamada Grit, no Camboja. Quando conheci a proposta fiquei muito interessado em trazer para o Brasil. Então estamos adequando todo conceito para a realidade do nosso país, a fim de que seja mais bem aplicado na sala de aula”, explicou.

A escolha de O Consolador para os primeiros testes é o resultado da aproximação da Organização com a Universidade. “Como já havia um diálogo entre ambos, nossa chegada aqui foi rápida e no tempo que pretendíamos para começar a realizar os primeiros experimentos. Agora, nós definimos o planejamento da execução da primeira fase junto aos garotos, que iniciará dia 04 de março e encerrará dia 19 de junho”, pontuou Dr. Ig Ibert.

O sucesso dos tablets destinados a ideia no Camboja

O Grit é uma plataforma de software móvel que traz alta qualidade e conteúdo educacional de baixo custo para os alunos no mundo em desenvolvimento. Os primeiros resultados, no Camboja, indicaram uma melhoria média de 52% sobre os resultados dos testes de matemática, os quais foram apresentados após 18 horas de uso com um custo aproximado de US$ 4,10 por aluno.

A plataforma trabalha no pressuposto de que a reutilização é melhor do que a reinvenção. Segundo os idealizadores, existem inúmeras inovações e conteúdos educacionais de qualidade projetados, principalmente, para os alunos de países desenvolvidos. Assim sendo, foram procuradas, ainda no Camboja, várias maneiras de fazer uso das mesmas inovações e conteúdos disponíveis para pessoas em países em desenvolvimento – e, particularmente, formas de entregar o aprendizado através de smartphones e dispositivos móveis.

O primeiro projeto, Matemática Grit, foi testado, com sucesso, a partir de setembro-novembro de 2012, na PIO School. No primeiro mês, mostrou um aumento de 52% na pontuação dos testes de matemática quando comparado com um grupo de controle, e uma média de melhoria de 93% após três meses.

Educadores estimam na melhora do desempenho escolar e inclusão digital

Matemática Grit usará seis tablets Android que rodam uma coleção de aplicações. Cada aparelho será usado por uma dupla de criança para estimular a socialização. As aulas terão uma duração 30 minutos, para cada 12 alunos –o total é 100.

Com a aplicação, os educadores acreditam que haverá uma melhora no desempenho escolar dos alunos através da inclusão social. “Também vamos verificar o impacto tecnológico obtido através da inclusão dos jogos e vamos avaliar o interesse dos alunos nas atividades a serem desenvolvidas”, adiantou o coordenador pedagógico do Criança Integrada, Neilton Albuquerque.

Voltar

2 Comentários a Alunos vão aprender matemática com tablets em 2013

  1. israel ferreira silva da rocha disse:

    oi amigos do consolador, eu ja estou melhor.
    Eu ainda nao fiz a sirurgia.
    Mas minha avo esta batalhando para conseguir.
    Ea e gente, quando eu melhorar.
    Pergunta ai o Higinio ea dona Ana se eu posso voutar a
    competir pelo consolador?
    Abraços a todos voces
    a Daday,Dani,Tia Ana,Higinio,Devanil,Dejoane, ea todos do consolador
    aida sinto saldades dos treinos, e competiçoes.

  2. Pingback: NEES | Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Newsletter

Depoimentos

Conheci o trabalho do O Consolador através dos amarelinhos que passavam de bicicleta pela rua. Aquelas crianças me chamaram a atenção e me fizeram sentir vontade de conhecer...

Maria Edneide da Silva Gomes – servidora pública – Maceió